Criar uma Loja Virtual Grátis

TIPOS DE EMOÇÕES

TIPOS DE EMOÇÕES

EMOÇÕES BÁSICAS

As emoções básicas são também conhecidas como emoções primárias e/ou universais. No meio científico não existe um consenso sobre o conceito de emoções básicas, visto que este tema divide opiniões de vários teóricos. Nós temos como base os estudos do psicólogo Paul Ekman, portanto, utilizaremos o seu conceito sobre as emoções básicas.

Ekman defende que as emoções básicas são aquelas herdadas geneticamente, ou seja, elas são fruto da herança genética. Uma das suas características é que são reconhecidas e interpretadas através das expressões faciais específicas, independentemente da cultura.

As emoções fazem parte da história da humanidade e foram preservadas ao longo da evolução das espécies. Segundo Darwin, as emoções universais são as mesmas no homem e nos animais e estão ligadas diretamente a preservação das espécies (Darwin, 1872), ou seja, o termo universal refere-se aquilo que é compartilhado por todos os seres humanos e, como aponta Darwin, também em alguns animais. Isso significa dizer que elas – as emoções universais – são as mesmas em todos os lugares do mundo: a tristeza é sentida igualmente aqui no Brasil e no Japão, assim como todas as outras emoções básicas, que são, além da tristeza, alegria, raiva, medo, surpresa, nojo e desprezo.

Diante destas informações, podemos dizer que mesmo havendo certas influencias da cultura e da subjetividade humana, há emoções básicas universais que, independente de milênios de existência da espécie humana e uma longa jornada de evolução, o desenvolvimento constante do cérebro e das civilizações, continuam fazendo parte da nossa vida e atuando em nossa forma de agir no mundo, ou seja, elas ainda fazem parte da nossa programação biológica, pois “as emoções se desenvolvem e nos preparam para lidar rapidamente com eventos essenciais de nossas vidas” (EKMAN 2011, p. 36). Estas são as emoções básicas universais. Vale ressaltar aqui que estas emoções, embora sejam as mesmas em todas as pessoas, não deixam de sofrer interferência cultural e subjetiva, visto que um mesmo evento não vai despertar a mesma emoção em todas as pessoas. Devemos lembrar que as emoções universais são iguais a todos no momento em que as vivenciamos, mas o momento certo em que elas ocorrem não é uma regra.

 

EMOÇÕES SOCIAIS

As emoções sociais também são conhecidas como emoções secundárias. Diferentes das emoções primárias e/ou universais, que são cem por cento herdadas pela evolução genética e compartilhada por todas as pessoas no mundo, as emoções sociais são mais ativadas e expressadas de acordo com cada cultura, embora também tenha alguma relação com a herança genética. Neste processo estão envolvidos vários fatores socialmente importantes, como valores familiares, convicções sociais, religiosidade, entre outros.

Este grupo de emoções contemplam as emoções aprendidas, fruto de interação social. Alguns exemplos de emoções sociais: culpa, orgulho, vergonha, ciúme