Criar um Site Grátis Fantástico

EMOÇÃO E SENTIMENTO

EMOÇÃO E SENTIMENTO

Há uma inclinação no senso comum em usar o conceito de emoção e o conceito de sentimento como se fossem sinônimos, porem há distinção entre eles.

Sobre a emoção, já escrevemos um texto aqui em nosso site para esclarecer seu conceito, porém sempre é importante lembrar: a emoção é um processo que ocorre no organismo como resposta a um evento no ambiente. Seu objetivo é prepara o corpo para uma resposta a este evento. O sentimento seria o resultado de uma experiência emocional. Podemos dizer que uma emoção pode formar um sentimento; um exemplo é o ódio que é formado diretamente pelo nojo. Sobre este exemplo, algo curioso é que muitas pessoas acreditam que o ódio seria fruto da raiva, mas a como explica o psicólogo David Leucas, especialista em Linguagem Corporal, “o ódio é a linguagem do nojo”, isso porque na raiva ou até no desprezo, o outro é menosprezado, diminuído, mas ainda é visto como outro ser humano; o nojo, por ser uma emoção que remete a algo extremamente nocivo a sobrevivência, remete ao total afastamento ou a aniquilação do outro.

Alguns autores afirmam que a emoção é um processo inconsciente e os sentimentos são produtos das emoções e que são vivenciados de forma consciente. Como psicóloga que trabalha com a Psicanálise, tomo muito cuidado com o uso do termo “inconsciente”, já que o mesmo remete a um conceito bem específico da teoria freudiana. Freud, conhecido como o pai da Psicanálise, afirma que os afetos não estão na esfera do inconsciente, ao contrário, eles estão na instância da consciência. Freud (1926) explica, através do Sistema Representacional, que um pensamento, uma ideia, é dividida em conteúdo ideativo e afeto. Neste Sistema, o conteúdo ideativo (a ideia central) é recalcada para o inconsciente e os afetos, não. Esta explicação se faz necessária para entendermos o porquê as emoções podem ser emergidas de forma a parecer não consciente, já que o conteúdo ideativo ligado a ela, fora recalcado. Diante disso podemos dizer que as emoções parecem ser experienciadas de forma não consciente, já o sentimento seria vivido de forma consciente.

Outra diferença importante é que a experiência emocional é um o processo curto, já que sua função é a preparação do corpo para uma resposta imediata, já o sentimento é vivenciado por mais tempo e, em alguns casos, até uma vida inteira, como no caso do amor, por exemplo. Apesar de durarem mais tempo que as emoções, os sentimentos são menos intensos e estão sempre voltados para algo ou alguém. Por serem menos intensos, os sentimentos são disfarçados mais facilmente, o que não ocorre no caso da emoção. Esta última também se manifesta no corpo, fazendo com que sua presença possa ser percebida.